Ficção e Poesia | Literatura


Padrões circulares de nuvens no horizonte brasileiro. Fonte: NASA

Nuvens

junho de 2020

Edição: 21


Nuvens são matérias gasosas suspensas no espaço, consequentes da combustão de pensamentos.

O pensamento, matéria coletiva e, por isso mesmo, diversa, faz com que as nuvens tenham diferentes colorações de acordo com os elementos que as formam.
As cores variam de acordo com uma escala que progride do cinza ao branco, associada, respectivamente, à progressão amor, política, infância e morte, estes entremeados por outros temas, os quais também estão relacionados à gradação progressiva de banalidade da composição da massa gasosa.

Avançando alguns pixels na escala, partindo do cinza, obtém-se uma coloração de nuvens entre o rosa e lilás. Esta faixa de coloração se justifica segundo a escala de relevância do conteúdo, conforme a progressão citada acima, que corresponde ao amor. Constrangidos pela posição do grau na escala, movidos por uma atitude meramente cabotina, pessoas preferem justificar a abundância de matéria nessas condições na atmosfera com dados sobre a poluição dos gases emitidos pela combustão advinda do carbono. No que se conclui a preferência pela degradação ao amor. Há relatos de pessoas que, no momento flagrante de produção de gases rosa-violáceo, para desviar sua origem, praticavam atos de queima de corpos, este, rico em matéria carbônica.
O que diminuiu a incidência dessas ações foi a constatação de que, junto às nuvens rosa-violáceas, haviam manchas de coloração mais clara – o que revelava presença de morte. As autoridades forenses puderam, assim, cientificamente, provar os indícios de crimes passionais.

Estudos similares também foram importantes para o desenvolvimento econômico das regiões por meio da constatação cromatoica das nuvens. Atualmente, pode-se saber o ramo econômico de um determinado local pela simples mirada em suas nuvens. É possível, por exemplo, observar o céu da cidade de São Paulo para confirmar a eficácia da pesquisa. A região Norte, principalmente a cidade de Serra da Saudade, pode servir como contraponto empírico.

No que concerne a nuvens em tons brancos, há pontos isolados na atmosfera em que há pouca incidência, sendo exceções do caso citado anteriormente. Por consequência, a coloração da Terra sofre alterações, segundo avança a humanidade, no que diz respeito menos ao intelecto do que à composição do pensamento. O que também podem ser convertidos em índices pluviais. Ou vice-versa.

A cidade do México tem as nuvens mais lindas do mundo.


Diogo Cardoso (São Bernardo do Campo, 1983) é poeta e mestre em filosofia pelo IEB-USP. Publicou Sem lugar a voz (Dobradura, 2016), seu primeiro livro, e a plaquete Paisagens e pântanos (Baboon, 2019).

2018 | Revista Barril - ISSN 2526-8872 - Todos os direitos reservados.